domingo, 20 de outubro de 2013

A agenda

 Sandra Macedo é uma alta executiva de marketing. Obstinada e competente, sua eficiência é reconhecida pelos funcionários e pela diretoria da holding onde trabalha. Exemplo de mulher bem-sucedida, Sandra vive atolada entre as obrigações profissionais e uma filha que não lhe dá muita atenção. Em meio a essa correria, fica difícil dedicar um tempo ao lado afetivo. Assim, ela acaba se envolvendo com pessoas que podem comprometer sua carreira e sua saúde emocional. A não ser que ela deixe de ser a menininha que, no fundo, continua sendo...
Olá viajantes!

Prontos para mais uma resenha?

Primeiramente eu gostaria de falar para vocês sobre o Selo Novas Páginas da Editora Novo Conceito. Esse selo se dedica exclusivamente aos autores nacionais e seus títulos de ficção e não ficção.

É muito fácil identificar esses títulos. No lado direito inferior dos seus livros, vocês encontram uma "etiqueta classificatória" da editora, se esta é na cor verde, eis um autor nacional.

Depois de explicado, eu "Venho por meio desta..." pedir desculpas ao João Varella, autor do livro A Agenda. Eu, pobre menina, mais uma vez fui preconceituosa. Não gostei da sinopse, fiz cara feia para o Selo Novas Páginas e não queria de jeito maneira ler o livro, só comecei por ser um dos lançamentos, do mês de outubro da Editora, mais finos e pela formatação indicar ser um livro de rápida leitura. E só estou confessando isso, pois me arrependi TOTALMENTE de não ter considerado lê-lo antes.

João Varella, me desculpe.


Dito isto, agora vem o aconselhamento: se "praia de vocês" são livros infanto-juvenis ou de romances eróticos ou de modismos (tipo: vampiros, lobisomens, sereias...) e vocês não estão dispostos a experimentar uma linguagem mais adulta e um pouco de realidade, PAREM AGORA. Parem até mesmo de ler essa resenha, pois esse livro não vai lhes interessar.

Como eu já falei, é um livro de leitura rápida e a sua formatação é inovadora (pelo menos considerando minha experiência com livros da NC).
Os personagens são intrigantes, intensos, reais... nossa, posso ficar mil anos aqui, só citando qualidades.

Vocês podem acompanhar cotidiano dos personagens através de diferentes pontos de vistas: ora o da Editora de Marketing de uma grande empresa - Sandra, ora do estagiário dessa mesma empresa - Felipe, ora do poeta 'das ruas' Carrano, ou até mesmo da secretária Edilene.

Destaquei uma passagem do título, que me fez lembrar a máxima: "Qualquer semelhança é mera coincidência.":

"- Você já viu no YouTube? Ela é a campeã de acessos com aquela entrevista em que erra a letra do Hino do Brasil e diz achar mais fácil cantar o Hino da França."
[Página 50]

Além de instigante o livro tem um fim surpreendente e até abre margem para a indignação geral (eu mesma fui contra, digo logo), mas que não desmerece o livro.

Espero que vocês deem uma chance, se aventurem nessa escrita mais adulta e se encantem com os poemas, como a Sandra - a personagem já citada - se arriscou a fazer.

Uma curiosidade:


Ao ler a entrevista que o João Varella concedeu a NC, uma pergunta me chamou atenção:



Sua história tem um ritmo que poderia facilmente ser transformado em roteiro. Você imagina A Agenda como um filme? Quem seriam os atores que escalaria para os personagens principais?
Que pergunta divertida essa de imaginar os atores para o filme. Vamos lá:

Sandra - Simone Spoladore
Carrano - Caco Ciocler (mas com maquiagem, barba... ele não pode estar muito bonitinho nesse papel)
Pepê - Raul Cortez
Felipe - Christian Monassa
Barbosa - Zé Victor Castiel
Você não perguntou, mas o diretor dos sonhos seria o Luiz Fernando Carvalho, o cara que fez “Lavoura Arcaica”, o melhor filme brasileiro da história.
Achei legal poder imaginar os personagens!

No mais... BOA LEITURA!

Livro: A agenda
Autor: João Varella
Páginas: 235
Editora: Novo Conceito
continuando o teste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOTWORDS

 

PL - TESTE Copyright © 2012 Design by Isabela Souza Passaporte Literário